Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

25/11/2020
COMPARTILHE

Veja como conseguir trabalho temporário no fim de ano

Por Portal O Amarelinho | https://noticias.oamarelinho.com.br/empregos/4951-como-conseguir-trabalho-temporario/

A época de conseguir um trabalho temporário já está entre nós. Um verdadeiro alívio para quem está sentindo o aperto na carteira no fim do mês e está desempregado.  Segundo previsão da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), devem ser geradas 400 mil vagas neste fim de ano no Brasil. 

“Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento a essas oportunidades que vão surgir. Além disso, neste período de pandemia, estimamos que 20% dos trabalhadores temporários serão efetivados. É um número bastante expressivo”“, afirma presidente da associação, Marcos de Abreu. Embora seja normal associar trabalho temporário ao varejo, outros setores também estão com uma alta demanda como restaurantes, viagens e e-commerce. 

A saber, a duração do contrato de trabalho temporário é de até 180 dias, podendo ser prorrogado uma única vez por até 90 dias corridos. O prazo deve ser contado de forma corrida, e não apenas considerando só os dias que foram de fato trabalhados.

Como conseguir uma oportunidade de trabalho temporário


Antecipe as possibilidades e seja profissional

Muitas empresas estão conduzindo entrevistas por vídeo chamadas. Porém isso não significa que você pode relaxar na sua apresentação. Teste a conexão com a Internet, verifique a iluminação e escolha um local tranquilo para ser entrevistado. Você pode conferir as nossas demais dicas lendo o texto “5 conselhos para entrevista de emprego por videochamada“. E lembre-se que as empresas não são obrigadas a oferecer treinamentos para vagas temporárias. Portanto, você deve demonstrar que está o mais preparado possível para o trabalho. 

Fique atento ao seu currículo

Se você tem pouca ou nenhuma experiência, o trabalho temporário é uma ótima maneira de adquirir bagagem profissional. Como alternativa, se você está procurando mudar de setor, mas não tem experiência em seu novo campo , o trabalho temporário pode ajudar a preencher a lacuna. Dependendo do perfil e do setor de atividade da empresa, destaque algumas experiências ou competências no seu currículo. Não deixe de conferir os nossos textos “Três pontos para você ficar atento na hora de fazer o seu currículo” e “Cinco erros de português que podem prejudicar o currículo“, 

Seja flexível

Se você estiver disposto a trabalhar em certas datas ou turnos que não são super populares, você terá uma vantagem. Para trabalho temporário é bom permanecer aberto e flexível com sua programação. Isso porque alterações no horário de trabalho e até mesmo imprevistos, podem ocorrer. Afinal, é fim de ano e todo mundo está atrás daquela lembrança especial. E você precisa dar conta do recado.

Não deixe de conferir as oportunidades que selecionamos para você. Veja as vagas que estão abertas e mande o seu currículo. Boa sorte!