Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

09/11/2020
COMPARTILHE

Vagas para o fim de ano são oportunidades para temporários

Melhor adaptação ao ‘novo normal’ é diferencial para temporários que querem ser contratados

Por Progresso

https://www.progresso.com.br/cotidiano/empregos-e-concursos/vagas-para-o-fim-de-ano-sao-oportunidades-para-temporarios/376901/


Com a proximidade do fim de ano, é aguardada uma reação de setores do varejo que atuam com ofertas de produtos e serviço para o Natal e Ano Novo. Ainda que a perspectiva seja de menos contratações de temporários em relação ao ano passado no comércio, é aguardada a abertura de vagas como uma ótima oportunidade para os profissionais mostrarem seu diferencial no momento de pleitear a efetivação.

De acordo com dados divulgados pela Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a contratação aumentou 42% em setembro deste ano, no comparativo com o mesmo mês de 2019, especialmente fomentada por setores da indústria que precisaram fazer a substituição provisória de colaboradores pertencentes a grupos de risco ou afastados, devido à pandemia de Covid-19. Para este último trimestre deste ano, a previsão é de que 400 mil pessoas sejam admitidas temporariamente no país. Em outubro, estimuladas pelo setor industrial e em novembro e dezembro, pela esperada reação do comércio.

A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), anunciou que o setor vai contratar 70,7 mil trabalhadores para atender o aumento sazonal de vendas. O volume é 19,7% menor do que no ano passado. Na capital, o SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande) estima que até dezembro sejam admitidos temporariamente entre 1,7 mil e 2,4 mil comerciários.

Seja na indústria ou no comércio, em vagas temporárias ou definitivas, o mercado de trabalho está passando por transformações durante a pandemia e isso impacta na geração de oportunidades. “A gente teve que se adaptar a uma nova realidade. O mercado já sinaliza que algumas posições não existem mais, outras surgiram e algumas tiveram a demanda superaquecida, como é o caso das atividades e posições na área de tecnologia, sistemas, inteligência artificial, que se tornaram ainda mais significativas nessa jornada”, acredita psicóloga especialista em gestão e desenvolvimento de pessoas, que atua na área de atração de talentos e liderança, Lisandra Kusunóki Ferachin.

Nesse novo contexto, as habilidades comportamentais estão ainda mais requisitadas pelas empresas e são diferenciais para quem quer ter um bom desempenho para efetivação. “Esse novo momento exige que pessoas tenham cada vez mais capacidade criativa, de inovação, de buscar novas soluções, encantar, atender o cliente de forma diferenciada, de proporcionar ao cliente uma ação que realmente entenda sua necessidade, além de comunicações mais claras e objetivas”, explica Lisandra.

Ela recomenda ainda aos que buscam vagas de temporários, que comecem a mostrar seus diferenciais desde a elaboração do Curriculum. Entre as principais dicas estão manter os dados de contato atualizados e adaptar as descrições de objetivos à empresa que vai receber o documento, para chamar atenção do recrutador. Além disso, é importante incluir os resultados alcançados nas empresas anteriores, projetos desenvolvidos, soluções que ajudou a conquistar, para mostrar como você pode agregar valor àquele contratante.