Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

13/01/2022
COMPARTILHE

Vagas de trabalho temporário aumentam na pandemia

Por MSN | https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/economia-e-negocios/vagas-de-trabalho-tempor%C3%A1rio-aumentam-na-pandemia/ar-AASIGmB

As incertezas por conta da pandemia do coronavírus fez com que o número de trabalhadores temporários aumentassem em 2021, segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem).

Dados da associação mostram que foram 2,4 milhões de vagas temporárias geradas em 2021 contra 2 milhões no ano anterior, um crescimento de 20% em um ano.

A geração de vagas foi a maior registrada desde o início da série histórica, em 2014, o que reforça para a associação a importância que o trabalho temporário vem desempenhando no Brasil  durante a pandemia.

O presidente da Asserttem Marcos de Abreu acredita que o crescimento também tenha se dado por conta do cenário incerto de contratações por conta da pandemia durante todo o ano de 2021. Além disso, boa parte das empresas demitiu profissionais permanentes, o que resultou em um aumento das vagas temporárias para atender a demanda que foi se aquecendo. 

“O quadro de insegurança levou a uma situação em que o empresariado prefere preencher os postos com temporários, pois se precisar efetivá-los, esse processo é muito mais ágil do que a abertura de um processo seletivo que exigirá entrevistas, escolha e treinamento”, afirma

As perspectivas para 2022 são de crescimento, mas Abreu ainda se mantém cauteloso por conta da variante Ômicron que está atingindo o país. 

“Continuamos com um olhar cauteloso com relação às contratações, principalmente no primeiro trimestre do ano, devido a fatores como as incertezas do mercado, o clima e a nova variante ômicron, um cenário em que as empresas estão receosas com o futuro e seguram a abertura de novas vagas”, encerrou.