Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

30/03/2022
COMPARTILHE

Páscoa: Brasil gera 14 mil vagas temporárias

Há demandas específicas na indústria da Páscoa ligadas à parte de produção, logística e venda do produto

Por Cliq Camaquã | https://www.cliccamaqua.com.br/noticias/empregos-e-carreiras/pascoa-brasil-gera-14-mil-vagas-temporarias/

O Brasil vai gerar aproximadamente 700 mil vagas temporárias de trabalho pela chegada da Páscoa no primeiro trimestre de 2022, principalmente pela indústria de chocolates. Somente para atender a demanda do período mais doce do ano cerca de 14 mil vagas serão gerados no país. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).  

Cristian Giuriato, diretor da Asserttem, comenta sobre a diferença entre contratos CLT e contratos temporários: “Se a empresa tem uma demanda complementar de serviço, ela pode contratar essas pessoas em um limite temporal e por razões específicas. Como a pessoa é contratada em razão dessas condições, caso elas terminem a empresa pode terminar a contratação, obviamente pagando até o último dia que a pessoa trabalhou”

Entretanto, se tratando dos direitos de cada modelo de contratação, Cristian diz que a diferença está mais concentrada nas questões da saída da empresa. “Ele vai receber o que o trabalhador CLT recebe, seja hora extra, férias, abono de férias e 13º salário. Ele não tem direito dessa parte indenizatória porque está apenas encerrando o contrato por não ter mais razão que justifique-o”, salienta.

Em relação à Páscoa, que esse ano acontece em 17 de abril, a expectativa de criação de 14 mil vagas temporárias não é acima da média dos outros anos, mas representa grande movimentação para o setor e para os contratados.

“Há demandas específicas na indústria da Páscoa ligadas à parte de produção, logística e venda do produto, então tudo isso vem em parte no começo do ano, e se estende até os dias de Páscoa”, diz  o diretor da Asserttem, explicando que não há recorte regional.

Chance de efetivação 

Além da oportunidade de renda, as vagas temporárias também são chances de se aproximar da empresa e de aprimorar suas habilidades para futuros trabalhos temporários ou até mesmo uma contratação fixa.

Indústria é setor que mais contrata

A quantidade prevista de 700 mil vagas temporárias para o primeiro trimestre de 2022 é significativa. Somente em janeiro foram mais de 200 mil vagas, o melhor resultado para o mês desde o início da pesquisa da Asserttem, em 2014. Esse movimento foi puxado principalmente pelo setor industrial (55%) e pelo de serviços (35%).

Para Cristian Giuriato, diretor da Asserttem, esses números positivos para 2022 vêm após projeções da desaceleração da inflação, tendência de recuo do dólar e pelo próprio contexto da pandemia.

“Devido ao afastamento de pessoas com Covid-19, muitas empresas utilizaram temporários para cobrir as faltas. De um dia para outro uma linha de produção ficaria sem 10 pessoas e tudo ficaria parado”, salienta.

“E é importante ressaltar sempre que trabalho temporário é um trabalho de carteira assinada, formal. As pessoas devem se manter atualizadas e entregar seus currículos, porque a vaga temporária é uma vaga para amanhã. Muitos setores não estão ligados às datas comemorativas, esse é o cenário do Nordeste, onde quem puxa essas vagas é a indústria”, reforça Cristian.

E de acordo com dados da Asserttem, 22% das pessoas que entram como temporários acabam se efetivando na empresa.