Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

10/04/2019
COMPARTILHE

Paraná é segundo estado brasileiro com maior número de vagas temporárias para Páscoa

Band News Curitiba - 96,3 FM


O Paraná é o segundo estado brasileiro com o maior número de vagas temporárias abertas para o período da Páscoa. A estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário é de que o Estado gere, em média, 31.600 postos de trabalho até o final do mês de abril. Para todo o país, no primeiro quadrimestre do ano, a previsão é de que sejam geradas pelo menos 440 mil  vagas, um crescimento de 13,5% em comparação ao ano de 2018.

O maior número de contratações está no Estado de São Paulo, com a expectativa de ofertar pouco mais de 290 mil  vagas, o que representa 65,78% do total estimado para esse período em todo o país. O Rio de Janeiro vem em terceira colocação no ranking dos estados, com a oferta de 28.700 postos de trabalho. 

A presidente da Associação, Michelle Karine, explica que a retomada da economia, mesmo que de forma gradual, contribui para que haja uma maior contratação, principalmente de trabalhadores temporários. Ela explica que essa modalidade é a primeira que reage ao mercado quando há esse aquecimento econômico. 

De acordo com a Asserttem, as contratações para Páscoa começam ainda em janeiro nas indústrias e seguem até abril com a movimentação, principalmente, nos pontos de venda, atendimento e até mesmo produção. 

A modalidade temporária foi instituída no Brasil em 1974 com o objetivo de permitir que a empresa contrate o trabalhador quando há uma necessidade transitória e pontual. Michelle Karine lembra que, embora, o empregado não tenha vínculo empregatício por meio da CLT, a lei também prevê garantias e direitos ao trabalhador que é contratado no regime temporário. A vigência do contrato de trabalho temporário pode ser até de 180 dias, consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por até 90 dias.

Reportagem: TRhaissa Martiniuk