Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

07/12/2020
COMPARTILHE

Paraná apresenta crescimento de 25% na contratação de trabalhadores temporários

Por | https://bandnewsfmcuritiba.com/parana-apresenta-crescimento-de-25-na-contratacao-de-trabalhadores-temporarios/

O Paraná é líder nas contratações de trabalhadores temporários na região Sul do Brasil. O Estado apresentou um crescimento de 25% em relação ao ano passado. De janeiro até outubro de 2020, foram mais de 150 mil posições temporárias em todo o Paraná, enquanto em 2019, durante o mesmo período, foram 120 mil. Os dados são da empresa brasileira de RH, a Employer RH.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que mais de 1,9 milhão de trabalhadores temporários serão contratados ainda neste ano, em todo o Brasil. O trabalho Temporário é um tipo de contratação utilizada para a substituição de efetivo afastado, pela covid-19, por exemplo, ou ainda por demanda complementar de trabalho decorrente de imprevistos ou épocas especiais como o Natal.

Segundo a diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro, a modalidade de contratação de temporários tem sido essencial durante esse momento de pandemia.

O trabalhador, para ser contratado nessa modalidade, deve procurar uma agência oficial de trabalho temporário, obrigatoriamente credenciada no Ministério da Economia. A agência coloca o profissional à disposição de uma empresa cliente, sem cobrar do trabalhador nenhuma taxa. Vânia explica que o trabalhador temporário tem os mesmos direitos que o trabalhador direto da empresa possui.

A duração do contrato de trabalho temporário é flexível, podendo ser de até 180 dias. O trabalhador pode ser efetivado a qualquer momento, caso a empresa deseje.

A empresa de RH afirma ainda, que Santa Catarina está atrás do Paraná e é o segundo colocado com mais contratações de temporários. Os dois estados têm sido destaque nos setores alimentício, da indústria, logística, têxtil e automobilístico.

Reportagem: Fernanda Scholze