Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

22/10/2021
COMPARTILHE

Emprego temporário: dicas para se preparar!

Associação Brasileira do Trabalho Temporário prevê mais de 565 mil vagas de emprego temporário no final de ano. Confira dicas para conseguir!

Por Terra - Loyane Lapa | https://www.terra.com.br/economia/emprego-temporario-dicas-para-se-preparar,610e3afe8ca749b2bedd847c28e56b7dis1fy18g.html

Do fim do mês de outubro até meados de novembro, empresas de todas as áreas da indústria, comércio e serviços começam sua busca incessante por pessoas que preencham suas vagas de emprego temporário. 

Afinal, o período de festas de fim do ano como Natal e Ano Novo são conhecidos como o período mais lucrativo do ano. Além disso, no fim de novembro acontece a Black Friday, então essa é uma época propícia para quem quer voltar ao mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é de que surjam 565 mil vagas de emprego temporário em todo o Brasil neste ano. Quase 100 mil vagas a mais do que no ano passado, no mesmo período.

As vagas de emprego temporário são, sobretudo, uma maneira que as pessoas encontram de se recolocar no mercado. Isso porque, dependendo de seu desempenho, essas oportunidades temporárias se tornam efetivas!

Por isso, separamos algumas informações para você que está em busca de um trabalho temporário. Confira agora dicas para se destacar e conquistar a sua vaga! 

Crie um currículo diferente para cada vaga

Essa é uma dica muito importante para pessoas que buscam vagas diferentes da sua área de atuação no mercado. Por exemplo, muitas vagas de emprego temporário podem surgir em empresas de vestuário. 

Agora imagine que você está utilizando o mesmo currículo que você usaria para uma vaga em um setor administrativo, que nada tem a ver com sua pretensão de trabalho?

Sendo assim, vale a pena você adaptar o seu currículo para cada vaga que você mandar.

Desse modo, aumentam as chances de você ser convocado para um processo seletivo dentro daquilo que você quer atuar profissionalmente!

Tenha a mente aberta para outras possibilidades

Embora a maioria das vagas se concentre na área de vendas, esse período também beneficia a abertura de emprego temporário em outras áreas. 

O fluxo de pessoas nas ruas aumenta, então podem surgir vagas em estacionamentos, no ramo de alimentos e principalmente na área de entrega e delivery.

Ou seja, foque no comércio, mas fique de olho também em vagas que estejam fora desse setor. Quem sabe essa não pode ser a sua oportunidade?

Prepare-se para as entrevistas

Muitas pessoas perdem oportunidades importantes de trabalho por não estarem preparadas no momento da entrevista. Afinal, o nervosismo pode atrapalhar a sua desenvoltura e prejudicar você frente aos demais candidatos. 

Por isso, o ideal é que você se prepare para essas entrevistas e tenha em mente aquilo que você quer com a oportunidade de trabalho. 

Os motivos podem ser variados: retomar sua carreira no mercado de trabalho, independência financeira ou liquidar dívidas… Mas é bom sempre ter um discurso na ponta da língua para surpreender os recrutadores.

Procure informações sobre a empresa

Caso seja convocado para um processo seletivo de emprego temporário, não deixe de buscar informações sobre a empresa. Hoje em dia, as pessoas focam muito em conseguir chegar à seleção, mas não se empenham o suficiente para conseguir a vaga.

Por isso, quando você demonstra na entrevista que sabe sobre a empresa, ou ainda, em como você como profissional está alinhado a oportunidade, é sucesso garantido que vai chamar a atenção dos recrutadores da empresa!