Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

18/01/2022
COMPARTILHE

Contratações temporárias registram aumento de 20,6% em 2021

Segundo a Asserttem, modalidade contribuiu para resultados positivos nas empresas e deve seguir em alta neste ano

Por Administradores | https://administradores.com.br/noticias/contratacoes-temporarias-registram-aumento-de-20-6-em-2021

Apesar dos desafios e incertezas com relação à economia, gerados pela pandemia da covid-19, o trabalho temporário - conforme previsto nos termos da Lei Federal 6.019/74 e do Decreto nº 10.854/2021 - registrou números expressivos em contratações no ano passado.

Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a modalidade foi responsável por gerar 2.415.419 vagas temporárias no Brasil em 2021, um crescimento de 20,6% com relação ao ano anterior, quando foram gerados 2.002.920 postos de trabalho.

"O ano de 2021 foi muito bom para o trabalho temporário. Celebramos o Decreto nº 10.854/2021, o crescimento nas contratações temporárias por todos os setores da economia, a parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a valorização da modalidade pelas empresas que a utilizaram e conquistaram resultados satisfatórios", avalia o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu.

A geração de mais de 2,4 milhões de vagas temporárias em 2021 é, de fato, o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, em 2014 - o que reflete a ampla adesão à modalidade como solução para as empresas durante a atual crise e seu impacto no combate ao desemprego.

"Tanto que vimos a efetivação dos temporários subir de 15% em 2019 para 22% em 2021. Com isso, são mais de 531 mil profissionais que se recolocaram no mercado de trabalho nesse ano por meio da modalidade", frisa Abreu, argumentando que, como regime jurídico atípico, de ações mais rápidas e flexíveis, o trabalho temporário "ganhou destaque no Brasil e no mundo por sua eficiência".

"O quadro de insegurança levou a uma situação em que o empresariado prefere preencher os postos com temporários, pois se precisar efetivá-los, esse processo é muito mais ágil do que a abertura de um processo seletivo que exigirá entrevistas, escolha e treinamento", afirma.

Ainda de acordo com a Asserttem, as admissões por meio do trabalho temporário - que visam atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de trabalho - devem seguir em alta em 2022. "Mas continuamos com um olhar cauteloso com relação às contratações, principalmente no primeiro trimestre do ano, devido a fatores como as incertezas do mercado e a nova variante ômicron, um cenário em que as empresas estão receosas com o futuro e seguram a abertura de novas vagas", ressalta Abreu.

Para ele, o setor da Indústria deve reduzir o alto ritmo de contratações que foi verificado nos anos de 2020 e 2021, mas ainda se apoiará no trabalho temporário para atender a suas demandas. "Já o Comércio deve retomar as contratações, principalmente nas datas sazonais; e o setor de Serviços, que estava contido, vem aos poucos repondo suas vagas e utilizando a modalidade para isso", conclui.