Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

07/12/2020
COMPARTILHE

Contratação de temporários deve recuar 7% no Natal

Por CNN em São Paulo | https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/12/07/contratacao-de-temporarios-deve-recuar-7-no-natal

As contratações temporárias dispararam neste ano no Brasil. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (ASSERTTEM), houve um aumento de quase 30% em relação ao ano passado. Mas o comércio estima uma queda de 7% neste mês, na comparação com dezembro do ano passado.

Por causa da crise provocada pela pandemia, muitas empresas optaram pelo contrato temporário, que por lei pode ser estendido até nove meses. Agosto foi o mês com mais contratações: foram quase 200 mil profissionais contratados neste regime em todo o país, o maior número dos últimos 10 anos, com um aumento de 89% em relação ao último ano. Os setores que lideraram as contratações foram indústria (65%), seguido de serviços (28%) e comércio (7%).

A ASSERTTEM prevê que entre novembro e dezembro deste ano sejam geradas 220 mil novas vagas temporárias. A maioria é no setor varejista. Apesar disso, para dezembro, que normalmente costuma ser um mês de demanda elevada por mão de obra extra, há projeção de uma redução de 7% nas vagas em relação ao ano passado.

Em uma loja da capital paulista, por exemplo, foram contratados 70 funcionários extras para as vendas de Natal em 2019. Neste ano, serão só 30. Além disso, muitas vagas das lojas físicas foram direcionadas para o e-commerce. Do total de vagas temporárias abertas, em 22% do casos os trabalhadores são efetivados.