Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

03/03/2021
COMPARTILHE

Brasil deve gerar 805 mil vagas temporárias no primeiro trimestre 

Por Gazeta Brasil | https://gazetabrasil.com.br/economia/brasil-deve-gerar-805-mil-vagas-temporarias-no-primeiro-trimestre/

Mesmo diante do atual cenário de incertezas econômicas, o segmento de trabalho temporário está otimista. Projeção da entidade do setor aponta um aumento de 25% na geração de vagas formais nessa modalidade no Brasil no primeiro trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Após um resultado surpreendente em janeiro, projetamos a geração de mais de 805 mil vagas temporárias entre os meses de janeiro e março de 2021, superando em 25% as 644.500 contratações temporárias no mesmo período do ano passado”, afirma o presidente da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), Marcos de Abreu.

Segundo Abreu, a indústria segue impulsionando as contratações, seguida pelo agronegócio e pelos setores de serviço e comércio.

“Além disso, nossas estimativas apontam que a taxa média de efetivação de 22%, alcançada no final de 2020, irá se manter nesse 1º trimestre de 2021. Anteriormente, a taxa girava entorno de 15%”, explica.

Outra boa notícia é que a duração do contrato temporário na indústria, que era de 45 dias em média, será superior a 77 dias em 2021.

“O período de contratação será bem maior para a indústria conseguir atender o volume de demandas do mercado”, diz Abreu.

Para o presidente da Asserttem, muitas empresas brasileiras continuarão se apoiando no trabalho temporário na pandemia para garantir maior flexibilidade de gestão e, assim, conseguirem se manter no mercado.

“Trata-se de uma excelente opção formal de contratação, pois preserva os direitos dos trabalhadores e ainda confere flexibilidade de gestão para que as empresas acompanhem as oscilações da economia”, destaca Abreu.

Segundo a Asserttem, o mês de janeiro deste ano teve um resultado bastante positivo na geração de vagas temporárias no país. Ao todo, foram 178.640 novas contratações, um aumento de 37,3% com relação ao mesmo mês de 2020 (130,1 mil vagas). Destas, 16.380 são para atender às demandas de Páscoa na indústria de chocolate, comércio e serviço – alta de 31% com relação ao ano passado (12.503 vagas).

Ao todo, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020, a Páscoa gerou 33.906 contratações temporárias. Neste ano, a projeção da Asserttem é de mais de 42 mil vagas temporárias no período.

“A indústria de chocolates acelerou as contratações temporárias, pois está com uma demanda de trabalho 31% superior a 2020 e iniciou a produção com antecedência”, encerra o presidente da Asserttem.