Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

30/09/2020
COMPARTILHE

Vagas temporárias devem ser maiores neste final de ano

Expectativa da Asserttem é que, no país, contratações para este período cheguem a 900 mil. No ano passado, foram 800 mil oportunidades

Diário de Pernambuco | Por Tatiana Notaro | Especial para o Diário

Fonte: http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/noticia/cadernos/economia/2020/09/vagas-temporarias-devem-ser-maiores-neste-final-de-ano.html

O segundo semestre do ano é sempre um período de alta na contratação de temporários e em 2020 tende a vir com mais força, somando o aumento habitual do trimestre ao do consumo represado por causa da pandemia. Desde o início da retomada gradativa das atividades econômicas,  essas contratações vêm sendo retomadas e com projeções maiores que em 2019: a  Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que as vagas temporárias cheguem a 900 mil de julho a dezembro de 2020, enquanto no ano passado o número ficou em 800 mil.

“Este é um comportamento histórico, que vem puxado pela alta no comércio eletrônico causada pela pandemia. As lojas, fechadas, precisavam continuar vendendo e pessoas descobriram o e-commerce. Grandes varejistas chegaram a mais que dobrar seu faturamento de vendas online”, diz Felipe Mançano, sócio-diretor da Grow Consulting, empresa do ramo de recrutamento. O cenário, lembra Mançano, é de um déficit de 68 mil vagas de empregos formais.

Mançano reforça que o varejo move uma cadeia maior, refletindo nas áreas de produção e de logística. “Tudo isso precisa de pessoas para fazer o negócio funcionar e os recrutamentos de volume e de terceirização começam a ser mapeados agora”, destaca. A eficiência do recrutamento, inclusive, é essencial diante desse cenário de recuperação e que é preciso compensar perdas. O profissional que mostre maior dedicação e engajamento passa a ser ainda mais importante.

“Mudou o perfil das pessoas que ‘sentam na cadeira’, que lideram. Elas perceberam que o modelo anterior não atende mais, que preciso do comprometimento do empregado e de bom atendimento para a minha conversão (de clientes em vendas) aumentar. Antes eu tinha, por exemplo, 10 clientes e dois fechavam a venda; hoje, 3 clientes entram na minha loja. A venda precisa ser mais assertiva, um vendedor não pode ser um tirador de pedidos, mas um consultor de vendas”, ensina.

E com a pandemia, o consumidor se aproximou mais do comércio eletrônico, inclusive para aquisição de itens que muitos têm receio de comprar online, como sapatos. Sendo assim, as lojas físicas sentiram o reflexo e tendem a balizar seus preços pelos das virtuais, geralmente mais baixos.

 Otimismo

Os empresários do estado alimentam expectativas para os próximos seis meses. Segundo levantamento do LIDE Pernambuco, 38% dos empresários acreditam na expansão dos negócios, com 4% acreditando em “forte expansão”. E quando a projeção é de dois anos, o otimismo passa para 82% dos empresários.  Os dados foram levantados em agosto, com 388 empresários ligados às três esferas ao LIDE Pernambuco, LIDE Futuro e LIDE Mulher, de empresas dos setores de indústria, comércio e serviços de todos os portes.