Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

19/05/2022
COMPARTILHE

Vagas temporárias alavancam criação de postos de trabalho

Usadas para dar suporte às empresas em tempos de alta demanda, modalidade somou quase 800 mil contratações entre janeiro e março em todo o Brasil

Por Lily Menezes  - Tribuna da Bahia | https://www.trbn.com.br/materia/I60292/vagas-temporarias-alavancam-criacao-de-postos-de-trabalho

No primeiro trimestre de 2022, a Bahia conseguiu gerar 30.832 postos de trabalho com carteira assinada, o melhor desempenho do Nordeste de acordo com dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Seja para ‘esquentar a carteira’ quando não se tem nenhuma experiência ou para retornar ao mercado, as vagas temporárias contribuíram para esta realidade. Com o setor de serviços sendo responsável pela maior fatia da criação de postos formais (2.768 vagas apenas em março), esse tipo de contrato, que pode durar até 180 dias e dá ao trabalhador os mesmos direitos de um efetivo, chega a criar até 3 mil oportunidades extras em datas de grande importância para o comércio, como o Natal e a Páscoa.

Embora não tenha dados por Estado, a Employer, empresa especializada em Recursos Humanos, confirmou o crescimento das contratações nesse regime em todo o país, com um avanço de 17% no primeiro trimestre, com 770 mil novos postos de trabalho. Só em março, foram 280 mil vagas temporárias. Ainda segundo informações da Employer, os setores mais promissores para as contratações temporárias estão, além do comércio, na logística, transporte, construção, atividades imobiliárias, eletricidade, serviços sociais e na indústria de transformação. Para as empresas, essa modalidade foi uma forma de manter as contratações durante a pandemia. As contratações temporárias ajudam nesse momento de retomada das atividades, suprindo a demanda reprimida.

“Cada vez mais as empresas estão dispostas a colocarem em seu quadro de colaboradores os trabalhadores temporários, a velocidade de contratação é o ponto crucial dessa escolha. Esse cenário é ideal para aqueles que desejam mais flexibilidade ou retornar ao mercado com chances de efetivação”, disse Vânia Montenegro, diretora de Serviços RH da Employer, salientando que o segundo semestre também pode ter um bom desempenho na criação de vagas temporárias, justamente por conta das demandas sazonais. Na Bahia, datas como o São João e o Dia dos Pais costumam movimentar bastante o comércio de rua e os shoppings centers. E não apenas o comércio presencial pode ter um aumento na demanda das empresas: em ascensão no Nordeste, o setor de logística e atendimento dos e-commerces pode criar oportunidades temporárias.

Efetivação

Embora muita gente possa ficar com um pé atrás com as vagas temporárias por conta da dispensa ao fim do contrato, é bom saber que há chances reais para o profissional se efetivar. Estatísticas da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostraram que mais de 500 mil contratados de forma temporária foram retidos pelas empresas durante o ano de 2021. Isso representa 20% das 2,4 milhões de contratações realizadas nesse período. Embora faça previsões mais cautelosas devido aos desdobramentos da variante Omicron, a Asserttem espera que a retenção dos temporários se mantenha estável.

Assim, uma das recomendações de especialistas em RH para ter mais chances de se efetivar é a formação de uma boa rede de contatos profissionais (networking) durante o tempo no trabalho temporário, usando as experiências como um diferencial para ficar de vez na empresa. E, uma vez que outros temporários também estão interessados em se tornar permanentes, nada de relaxar no desempenho se a intenção é mesmo conquistar a vaga. Comprometimento, dedicação, pontualidade e identificação com a cultura da instituição são essenciais. “Sua meta deve ser oferecer soluções, fazer o melhor e se destacar frente aos demais temporários, uma vez que eles disputam as oportunidades”, pontuou Marcos de Abreu, presidente da Asserttem.