Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

04/03/2022
COMPARTILHE

Páscoa gera 14 mil vagas temporárias

Serão criados aproximadamente 700 mil postos no país no primeiro trimestre de 2022

Por A Tarde | https://atarde.com.br/empregos/pascoa-gera-14-mil-vagas-temporarias-1188307

O Brasil vai gerar aproximadamente 700 mil vagas temporárias de trabalho no primeiro trimestre de 2022, um montante impulsionado pela Páscoa, principalmente pela indústria de chocolates aquecida desde dezembro. Somente para atender a demanda do período mais doce do ano cerca de 14 mil postos serão gerados no país. Os dados são da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). 

Cristian Giuriato, diretor da Asserttem, explica que a diferença entre contratos CLT e contratos temporários está essencialmente na flexibilidade: “Se a empresa tem uma demanda complementar de serviço, ela pode contratar essas pessoas em um limite temporal e por razões específicas. Como a pessoa é contratada em razão dessas condições, caso elas terminem a empresa pode terminar a contratação, obviamente pagando até o último dia que a pessoa trabalhou”, disse.

Mas se tratando dos direitos de cada modelo de contratação, Cristian diz que a diferença está concentrada mais nas questões da saída da empresa. “Ele vai receber o que o trabalhador CLT recebe, seja hora extra, férias, abono de férias e 13º salário. Ele não tem direito dessa parte indenizatória porque está apenas encerrando o contrato por não ter mais razão que justifique-o”, salienta.

Em relação à Páscoa, que esse ano acontece em 17 de abril, a expectativa de criação de 14 mil vagas temporárias não é acima da média dos outros anos, mas representa desde janeiro grande movimentação para o setor e para os contratados. “Há demandas específicas na indústria da Páscoa ligadas à parte de produção, logística e venda do produto, então tudo isso vem em parte no começo do ano, e se estende até os dias de Páscoa", diz  o diretor da Asserttem, explicando que não há recorte regional.

Iza Vieira tem duas lojas franqueadas da Chocolates Brasil Cacau em Salvador, uma no Shopping Bela Vista e outra no Shopping Paralela. Ela conta que “para lojas de chocolate, a Páscoa é o maior evento do ano. Para ter ideia, a data é 30% do faturamento do ano inteiro e é uma venda muito concentrada. Em 1 dia você vende o que vendeu em 1 mês, então demanda muito. A gente tem que contratar pessoas extras, não existe loja de chocolate que não contrate pessoal na Páscoa”, afirma.

Como esse será o primeiro ano de vendas para a loja fora do fechamento do comércio físico, a expectativa está alta. Iza diz que terá um quiosque temporário no Shopping Bela Vista que durará 1 mês. Apenas para o quiosque, a lojista calcula que serão abertas 7 vagas até o dia 17 de abril. Além disso, a previsão é para contratação de mais outras 3 vagas em cada loja, fora as 4 pessoas que já são fixas no ano.

Chance de efetivação 

Além da oportunidade de renda, as vagas temporárias também são chances de se aproximar da empresa e de aprimorar suas habilidades para futuros trabalhos temporários ou até mesmo uma contratação fixa. “Essas vagas são uma forma da gente conhecer bem os funcionários e deles nos conhecerem e já saberem como funciona. Hoje, do meu efetivo, a maioria começou como temporária”, conta Iza.

Esse foi o caso da Senise Marins, funcionária  da Chocolates Brasil Cacau no Shopping Bela Vista. “Eu entrei na empresa como temporária no mês de agosto de 2020, quando os shoppings estavam fechados, mas a loja iria precisar de gente para o mês de dezembro e já estavam treinando. Eu consegui a carteira assinada  no fim do ano”, lembra.

Senise ainda reforça que período de festas e celebrações são boas datas para buscar emprego e “mostrar a que veio. Cada oportunidade é única e infelizmente o desemprego está muito alto. Então eu espero que essas datas sejam realmente uma oportunidade para as pessoas do mesmo jeito que foram para mim", fala.

E não é apenas o chocolate que promete estar em alta na data. A Lelis Empada Gourmet também está se preparando para a demanda de vendas. Há cerca de 3 anos, Gabriela Lelis começou a inovar na cozinha colocando suas empadas salgadas no formato de ovos de colher para a Páscoa. Não demorou para o produto fazer sucesso e Gabriela precisar contratar funcionários temporários nas datas comemorativas.

Em 2021 foram cerca de 200 ovos salgados vendidos no período e esse ano o objetivo é aumentar em 50%. “O investimento é alto, mas é gratificante. Muita gente prefere o salgado porque às vezes não pode comer o doce ou acha enjoativo. E também muitas pessoas compram para experimentar e acabam gostando pela qualidade do produto”, afirma Gabriela.

“Todo ano eu contrato de 2 a 3 pessoas para me ajudar, isso já em meados de março. Tem um volume muito grande então começo sempre cedo e vou até depois da Páscoa”, conta a empresária. Durante o ano ela trabalha sozinha no negócio, mas explica que sempre que a procura aumenta chama mais pessoas. “Quem me ajudou no Natal eu já vou chamar agora na Páscoa porque já sabe como é o meu trabalho”, comenta.

Indústria  é setor que mais  contrata

A quantidade prevista de 700 mil vagas temporárias para o primeiro  trimestre de 2022 é significativa. Somente em janeiro foram mais de 200 mil vagas, o melhor resultado para o mês desde o início da pesquisa da Asserttem, em 2014. Esse movimento foi puxado principalmente pelo setor industrial (55%) e pelo de serviços (35%). 

Para Cristian Giuriato, diretor da Asserttem, esses números positivos para 2022 vêm após projeções da desaceleração da inflação, tendência de recuo do dólar e pelo próprio contexto da pandemia. “Devido ao afastamento de pessoas com Covid-19, muitas empresas utilizaram temporários para cobrir as faltas. De um dia para outro uma linha de produção ficaria sem 10 pessoas e tudo ficaria parado”, salienta.

“E é importante ressaltar sempre que trabalho temporário é um trabalho de carteira assinada, formal. As pessoas devem se manter atualizadas e entregar seus currículos, porque a vaga temporária é uma vaga para amanhã. Muitos setores não estão ligados às datas comemorativas, esse é o cenário do Nordeste, onde quem puxa essas vagas é a indústria”, reforça Cristian.

E de acordo com dados da Asserttem, 22% das pessoas que entram como temporários acabam se efetivando na empresa. Além do caso da Senise na loja da Chocolates Brasil Cacau, essa também foi a história de Fabiana Mesquita, que trabalhava como temporária no Shopping Bela Vista produzindo eventos em datas específicas como Natal e São João desde quando o shopping abriu.

Hoje ela é funcionária do setor de marketing no local e conta que se efetivou no ano passado. “Eu estava trabalhando, vi o processo seletivo e me candidatei. A gente tenta fazer o melhor, e até para se destacar porque tem muita oportunidade de crescer. As pessoas estão olhando e a depender do trabalho você se destaca”, sinaliza Fabiana.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló