Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

02/03/2023
COMPARTILHE

Páscoa deve gerar mais de 40 mil vagas temporárias em todo o Brasil

Esta época pode ser a oportunidade para desempregados

Por Tribuna da Bahia | https://www.trbn.com.br/materia/I77967/pascoa-deve-gerar-mais-de-40-mil-vagas-temporarias-em-todo-o-brasil


Uma das maiores preocupações de milhares de brasileiros atualmente é o desemprego. Seja de carteira assinada ou um trabalho informal, o fato é que muita gente ainda não tem como sustentar a família. Quem já teve um emprego fixo, sente falta de ter o dinheiro certo no final do mês. As contas com cartões de crédito, pagamento da mensalidade escolar, alimentação, contas de água, luz e internet se acumulam a cada dia nas mesas dos brasileiros. Tudo isso deixa muitas pessoas desesperadas sem saber como será o dia seguinte. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o quarto trimestre do ano passado cerca de 8,6 milhões de brasileiros estavam desempregados ou desocupados. Diante de toda essa situação, a solução é procurar um trabalho provisório e a páscoa é um dos períodos sazonais que mais geram empregos, mesmo que seja por um curto período de tempo. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a Páscoa deve gerar mais de 41,5 mil vagas temporárias em todo o Brasil. 

O trabalho temporário é uma modalidade de contratação que é utilizada por empresas que precisam atender uma demanda complementar de trabalho ou que desejam fazer substituição de pessoal, como por exemplo, para tirar as férias de alguém, licenças maternidade ou afastamentos. Quem pensa em se jogar nas vagas temporárias de Páscoa já precisa estar com o currículo em mãos e disposto a trabalhar. Mesmo sendo por um curto período de tempo, essa modalidade de emprego pode resultar numa contratação permanente, como afirma o presidente da ASSERTTEM, Marcos de Abreu.

"As contratações para atender às demandas da Páscoa tiveram início no mês de janeiro e seguem até o mês de março. Todo período sazonal apresenta-se como um bom momento para o mercado de trabalho temporário e, consequentemente, para uma possível efetivação", afirmou. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a taxa média de efetivação dos temporários é de 20%.

Não tem muito segredo para quem almeja trabalhar, mesmo que temporariamente, na época mais doce do ano. O importante é a pessoa atender as necessidades da empresa, se já trabalhou na área, fica ainda melhor. O trabalhador temporário tem os mesmos direitos que um funcionário efetivo. Ou seja, FGTS, anotação do trabalho temporário na carteira digital, seguro acidente, benefícios e serviços da Previdência Social.

A indústria, o comércio e os serviços são os três pilares da economia. Dentre estes, de acordo com a ASSERTTEM, para contratações temporárias para o período de Páscoa, os setores que já têm vagas na Indústria são: a fabricação de chocolate, colomba pascal e embalagens; no comércio tem os pontos de vendas e nos serviços o destaque está para as áreas de transporte e logística.