Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

24/09/2021
COMPARTILHE

Mais de 565 mil vagas de trabalho temporário devem ser criadas no país no último trimestre, prevê associação

Por Extra | https://extra.globo.com/economia/emprego/mais-de-565-mil-vagas-de-trabalho-temporario-devem-ser-criadas-no-pais-no-ultimo-trimestre-preve-associacao-25208398.html


O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas de restrição de circulação estão animando os setores produtivos, que apostam em mais contratações para o fim do ano. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) aponta que, nos meses de outubro, novembro e dezembro, devem ser criadas mais de 565 mil vagas temporárias, acima das 471.300 oferecidas em 2020. Devido às datas comemorativas — como Dia das Crianças, Black Friday e Natal —, a geração de empregos formais por meio do trabalho temporário deve crescer cerca de 20% em relação ao mesmo período do ano passado, estima a entidade. As oportunidades devem começar a ser oferecidas no mês que vem.

Para o presidente da entidade, Marcos Abreu, o trabalho temporário é uma modalidade de contratação que garante chances reais de efetivação para os trabalhadores.

— Temos observado que as empresas acabam efetivando esses profissionais. Tanto que a taxa de efetivação de temporários segue em 22%, um número expressivo — explica. 


Previsão otimista

Segundo a Asserttem, 60% das contratações temporárias deste último trimestre serão impulsionadas pela indústria, seguida pelos setores de serviços (25%) e comércio (15%).

— Apesar da reabertura, o comércio segue cauteloso com relação às contratações. Porém, ainda há uma oportunidade de alta, visto que o setor que está desabastecido de trabalhadores devido à pandemia. Acreditamos que o ano se encerre com destaque para o setor de serviços, principalmente no que se refere aos serviços pessoais, como hotéis, empresas de aviação, salões de beleza e clínicas médicas, que estão contratando e devem efetivar grande parte desses temporários — frisa Abreu.

João Gomes, diretor do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), avalia que o retorno às atividades deve estimular as novas contratações.

— Chegamos ao fim do ano com um cenário melhor para o segundo semestre. Estamos vendo um arrefecimento da informalidade e vendo o investimento chegando com grandes varejistas — observa Gomes.

Setores em recuperação

Para o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), os próximos meses serão de recuperação da atividade, o que pode se traduzir em geração de postos de trabalho. No setor, segundo a entidade, o Rio de Janeiro foi o estado mais afetado pela pandemia no que diz respeito a perda de postos de trabalho. Porém, o saldo passou a ser positivo em maio de 2021.

No acumulado de julho de 2020 a julho de 2021, o Rio de Janeiro criou 7.076 novos empregos, sendo 1.983 no mês de julho. O SindRio avalia que o ritmo de crescimento deve se manter até o carnaval.

Na indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) elevou a projeção para o estado, após os resultados do segundo trimestre. O setor de serviços apresentou um crescimento no segundo trimestre de 2021 frente ao mesmo trimestre do ano anterior (+11,1%), sugerindo uma aceleração no processo de retomada. Com a aceleração do ritmo de vacinação do estado, o aumento da mobilidade e a nova rodada de auxílio emergencial, a projeção de crescimento da atividade econômica do estado foi revisada de 3,8% para 4,2%.

Na indústria, o segmento da construção civil deve apresentar a maior taxa de crescimento econômico do estado em 2022 (+4,6%). Com o reaquecimento da economia fluminense, há um movimento de retorno de empreendimentos imobiliários e de geração de emprego e renda, avalia a analista de Estudo Econômicos da Firjan, Janine Pessanha.

— A retomada do mercado de trabalho demora mais a responder. Teremos um desempenho. Haverá uma recuperação no mercado de trabalho, mas mais lenta do que em comparação com o mercado — afirma.

No segmento de bufês e eventos, há expectativa de retorno às atividades e aquecimento da demanda e de agendamento.

— Enquanto a pandemia não tem fim, seguimos buscando formas personalizadas, para atender cada caso, com segurança — comenta Silvia Guinim, sócia do bufê Marias e Amélias, que pretende contratar seis funcionários.

Shopping centers

Nos shopping centers, os resultados positivos no início do segundo semestre devem impulsionar as contratações.

— Os resultados que temos conquistado ao longo do ano, em comparação com o ano anterior, nos deixam mais positivos quanto a este último trimestre. A abertura de novas lojas, a diminuição da vacância e o crescimento do fluxo de clientes têm superado nossas expectativas e nos deixado confiantes frente a datas importantes para o setor, como o Dia das Crianças e o Natal pela abertura de vagas de empregos — pontua Márcio Araújo, diretor de Portfólio da Argo, que opera o Américas Shopping e o West Shopping.