Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

14/09/2019
COMPARTILHE

Final de ano deve ter abertura de 10,2 mil vagas temporárias no ABC

14 de setembro de 2019 12:30 AM por Anderson Amaral


Contratações já começaram para o Dia das Crianças. Foto: Arquivo

Começou o período de contratações temporárias de fim de ano. O atendimento ao aumento da demanda no período que compreende Dia das Crianças, Black Friday e Natal deve gerar 10,2 mil empregos na indústria, no comércio e nos serviços do ABC até dezembro.

A previsão baseia-se em levantamento realizado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que prevê a oferta de 570 mil vagas no país entre este mês e dezembro, com alta de 13,9% ante o projetado para o mesmo período do ano passado (500 mil). 

O Natal é a data mais importante para o comércio, com pico de contratações temporárias no setor em novembro e dezembro. Na indústria, por sua vez, as vagas são abertas principalmente em setembro. 

A estimativa da Asserttem contempla vagas formais geradas nos termos da lei federal 6.019/74, que rege o trabalho temporário – modalidade criada antes mesmo da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017. 

A modalidade é usada na indústria, no comércio e nos serviços para o atendimento à necessidade de substituição temporária de pessoal ou à demanda complementar.

“Esse formato de contratação é uma solução viável tanto para as empresas, uma vez que permite maior flexibilidade de gestão, quanto para os trabalhadores – que, além de ter seus direitos respeitados, podem adquirir mais conhecimento e ter novas experiências no mercado de trabalho, o que potencializa sua recolocação em uma eventual vaga permanente”, disse a presidente da Asserttem, Michelle Karine.

Até 2014, a estimativa era de aproximadamente 30% de efetivação. Porém, com a crise econômica, o índice caiu consideravelmente. “Levando-se em conta que os quadros efetivos das empresas estão extremante enxutos, a expectativa é de que o índice volte a crescer na retomada da economia, justamente para repor parte do postos fechados ao longo dos últimos anos”, prosseguiu Michelle. 

A Luandre, agência de recrutamento com unidade em Santo André, projeta crescimento de 30% no número de vagas temporárias neste semestre ante o mesmo período do ano passado. “Mesmo que a oportunidade seja temporária, é importante que o candidato demonstre todo seu interesse, uma vez que há grandes chances de ser efetivado”, afirmou Barbara Alves, gerente de Recursos Humanos da empresa.

Neste mês, a agência oferece 700 vagas para a indústria, das quais 430 definitivas e 270 temporárias – em um movimento que visa o aumento na produção para o atendimento às demandas de final de ano. Os salários partem de R$ 1.000 para o cargo de auxiliar de produção e vão até R$ 7.500 para o de técnico de automação. O interessado pode se inscrever no site www.luandre.com.br.

A rede Armarinhos Fernando iniciou a contratação de temporários prevendo aumento de 12% nas vendas do Dia das Crianças. Só para a loja matriz – situada na Rua 25 de Março, no Centro da Capital – foram contratados 16 atendentes, mas a expectativa é de que mais vagas sejam abertas na rede, que tem unidades em Santo André e São Bernardo. O interessado pode cadastrar currículo na página www.armarinhos-fernando.com.br/trabalhe.asp.

ENTENDA

As agências de trabalho temporário são responsáveis pela intermediação das contratações pelas empresas. O trabalhador temporário tem direito à mesma remuneração do efetivo, assim como 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado, além do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da contribuição previdenciária (INSS). Porém, devido ao caráter transitória da contratação, não há pagamento de aviso prévio, nem da multa de 40% do FGTS.