Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

11/11/2021
COMPARTILHE

Desempregados sonham com vagas temporárias de trabalho

Para a Bahia, a projeção da CNC para este setor é da criação de 3.049 vagas contra 2.476, ano passado.

Por Cleusa Duarte - Tribun da Bahia | https://www.trbn.com.br/materia/I49046/desempregados-sonham-com-vagas-tempor-rias-de-trabalho| 

Para quem ainda está desempregado, este final de ano promete um alento. Segundo previsão da ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a geração de vagas formais por meio do Trabalho Temporário no Brasil deve disponibilizar mais de 565 mil vagas diante das 471.300 vagas de 2020. Já uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) , aponta que  o comércio varejista terá  a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013, sendo que a expectativa é de que  mais de 94,2 mil vagas serão criadas para o setor  no país, neste período. Para a Bahia, a projeção da CNC para este setor é da criação de 3.049 vagas contra 2.476, ano passado.

Segundo a pesquisa da CNC, na Bahia a previsão de contratações por setor é a seguinte: hiper e supermercados 1.239, demais segmentos 788 , vestuário e  calçados 535 e utilidades domésticas 488.

“Existe uma expectativa neste final de ano que haja um crescimento em relação a 2019 de crescimento de vendas ao redor de 10%. Estamos otimistas, inclusive nossa previsão de contratações para Shopping Centers é por volta 7.330 em toda a Bahia e 5.500 para Salvador”, afirma o coordenador da Associação Brasileira de   Shopping Centers , seção Bahia (ABRASCE-BA), Edson Piaggio.

O presidente da ASSERTEM, Marcos de Abreu,  reforça que se trata de uma projeção cautelosa devido à insegurança econômica que as empresas ainda enfrentam por causa da pandemia da Covid-19.

“O Trabalho Temporário ajuda as empresas nesse momento de incerteza por ser uma opção formal de contratação, rápida, mais acessível financeiramente, flexível e que garante segurança econômica e jurídica tanto para os trabalhadores quanto para os contratantes.

Segundo a ASSERTTEM, 60% das contratações temporárias deste último trimestre foram impulsionadas pela Indústria, seguido de 25% do setor de Serviços e 15% pelo Comércio. Com relação ao Natal de 2021, além da possível alta nas contratações temporárias pelo Comércio, a ASSERTTEM projeta um crescimento de vagas pelo setor de Serviços.

O  economista sênior da CNC, Fabio Bentes, afirma no portal da entidade que as contratações no comércio vinham crescendo desde o final de 2016, lentamente, embora sem alcançar o ritmo observado em 2013 (115,5 mil), até que veio a pandemia no ano passado e as contratações despencaram de 91,6 mil trabalhadores, em 2019, para 68,3 mil, em 2020

“Desde o final da segunda onda da pandemia, o que se tem observado é um crescimento consistente da circulação de consumidores no comércio. O avanço da vacinação de certa forma afasta o cenário de novas medidas restritivas. E se a circulação aumentar nos próximos meses, a tendência é contratar mais. Apesar da inflação e dos juros altos, o aumento da circulação foi o que ditou o ritmo do comércio ao longo da pandemia.”