Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

26/11/2019
COMPARTILHE

Contratações temporárias impulsionam o mercado de trabalho no fim do ano

Terça, 26 Novembro 2019 17:01

Escrito ou enviado por  Larissa Costa

Adicionar comentario

SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Os últimos meses do ano são marcados pelo aquecimento no mercado de trabalho, principalmente no setor de comércio e serviços, devido as vagas temporárias.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê a abertura de 570 mil vagas em todo o país - uma expansão de 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado (entre setembro e dezembro), quando foram disponibilizados 500 mil postos de trabalho. 

Cerca de 366 mil vagas estarão em São Paulo, o estado brasileiro com maior participação na geração de vagas de trabalho temporário. 

Segundo especialistas, o número de contratações, sendo um pouco mais elevado que nos anos anteriores, reflete a expectativa de uma pequena melhora na economia em 2020. 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que em Sorocaba mais de 7 mil oportunidades foram criadas no mês de outubro. 

No comércio, 2.092 pessoas foram contratadas, contra 1.724 desligamentos. No setor de serviços, houve 3.375 admissões e 3.100 demissões. O Estado de São Paulo criou 9.227 postos e no país, 43.972. 

“Os resultados de janeiro a outubro são muito favoráveis. Os dois setores, comércio e serviços, tiveram um incremento de 2.253 postos, sendo de 154.209 no estado e 415.201 no Brasil. A economia está tendo um crescimento lento e gradual, podendo ganhar um impulso maior com as vendas da Black Friday e o Natal”, avalia a economista Carla Giuliani, da Esamc Jr., em parceria com a Associação Comercial.

Sobre a Associação 

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.