Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

10/02/2021
COMPARTILHE

Contratação de temporários cresce e vira alternativa

Por Espaço Democrático | https://espacodemocratico.org.br/nao-deixe-de-ler/contratacao-de-temporarios-cresce-e-vira-alternativa/

O abre e fecha do comércio aliado às incertezas dos rumos da economia na pandemia fez surgir um movimento fora de época no mercado: a contratação de temporários deu um salto. O número de admissões nessa modalidade cresceu 35% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem).

No El País Brasil reportagem assinada por Heloísa Mendonça relata como o que era uma prática por conta da demanda das festas virou a solução do mercado para tempos de pouca previsibilidade e crise sanitária. Os setores que mais fizeram contratação de temporários foram o de alimentos e farmacêutica. Para especialistas, a tendência deve seguir forte neste ano.

Em 2020, a busca por esse tipo de contratação teve um perfil diferente: 65% delas ocorreram na indústria, para atender a uma demanda maior de trabalho em segmentos como, por exemplo, alimentos, farmacêutica, embalagens e agronegócio.

O contrato de trabalho temporário possui prazo limite de até 180 dias corridos, podendo o trabalho ser prestado consecutivamente ou não. Ele pode ser prorrogado apenas uma vez, por até 90 dias corridos. Esse tipo de contratação só é permitido em casos de necessidade transitória de substituição de pessoal ou demanda complementar de serviços da empresa.

O mercado de trabalho passa por um momento bastante delicado. A taxa de desemprego, que foi de 14,1% no trimestre de setembro a novembro de 2020 e atingiu 14 milhões de pessoas, pode dar um salto com o fim da transferência do auxílio emergencial. Muitas pessoas que perderam seus postos de trabalho não voltaram a procurar outro por conta da pandemia e as regras de quarentena, mas agora voltam para fila do desemprego. O total de pessoas ocupadas no país caiu 9,4% na comparação com o trimestre encerrado em novembro de 2019, o que representa uma redução de 8,8 milhões de pessoas, segundo o IBGE.