Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

01/02/2021
COMPARTILHE

A volta por cima

Mercado de trabalho começa o ano em ritmo positivo para as contratações em Ribeirão Preto, com a abertura de novos negócios e consolidação de setores essenciais na economia local

Por Revide | http://www.revide.com.br/editorias/economia/volta-por-cima-1048/

Com recuperação nas contratações na reta final do ano passado, o mercado de trabalho em Ribeirão Preto começou 2021 com expectativas otimistas para a geração de empregos, a partir de fatores como o início da retomada econômica, a abertura de novos negócios, consolidação de setores essenciais que movimentam o mercado local e novas modalidades de contratação.

Dados do Ministério da Economia mostram que, no segundo semestre do ano, Ribeirão Preto gerou 7,9 mil novas vagas com carteira assinada, após um baque do fechamento de 8,4 mil postos de trabalho no primeiro semestre, por conta da pandemia. Até novembro, a retomada ainda não tinha sido suficiente para superar o resultado ruim da primeira onda do coronavírus, mas a expectativa é que, para 2021, a recuperação se consolide na cidade. 

Uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) para identificar qual o sentimento dos empresários com relação às expectativas econômicas para 2021 mostrou que 41,9% deles estão otimistas com o desempenho econômico deste ano. “Este fato nos revela que as expectativas são positivas e, se depender do sentimento dos empresários, a economia volta a reaquecer com a realização de novas contratações, investimentos e expansão dos negócios”, avalia o assessor de Relações Institucionais da Acirp, Renan Rocha.

Outro dado animador foi revelado por empresas que afirmaram realizar contratações temporárias — 29,5% dos entrevistados. Dentre todos os segmentos analisados, destacam-se os setores de comércio e serviços, demonstrando contratações superiores aos números de 2019.

No segmento do comércio, 64% dos estabelecimentos realizaram contratações que superaram as realizadas em 2019, seguido pelo setor de serviços, com 57,1%. “As empresas que obtiveram contratações superiores em 2020, demandaram de 15% a 20% a mais de mão de obra, em comparação a 2019. Enquanto para as empresas que diminuíram as contratações, com a mesma comparação, houve queda de 35% a 45% da demanda por temporários”, detalha Renan.

Modalidade em crescimento

Os contratos temporários foram soluções encontradas por muitas empresas que conseguiram manter o ritmo de atividade durante o pico da crise na pandemia. Uma pesquisa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostrou que o trabalho temporário — no formato da Lei Federal 6.019/74 e do Decreto nº 10.060/2019 — foi responsável por gerar mais de 2 milhões de vagas temporárias no Brasil em 2020. 

O aumento é de 34,8% com relação a 2019, quando foram geradas 1.485.877 vagas temporárias. “Os resultados de 2020 representam o maior patamar já registrado desde o início da série histórica, iniciada em 2014, pela Asserttem. Por isso, reforçamos o importante papel que o trabalho temporário vem desempenhando no país — e durante a pandemia — em ser a solução para a sobrevivência das empresas e ao combate ao desemprego", afirma o presidente da associação, Marcos de Abreu.
Ainda segundo a pesquisa, no ano passado, 65% das contratações temporárias foram puxadas pelo setor da indústria para atender à demanda complementar de trabalho em segmentos como alimentos, farmacêutica, embalagens, metalúrgica, mineração, automobilística, agronegócio e óleo e gás; seguido de 10% do comércio e 25% do setor de serviços. “Esse recorte difere dos anos anteriores, visto que historicamente o comércio é que sempre puxou as contratações de trabalhadores temporários, principalmente no 2º semestre. Em 2020, o setor industrial foi o que mais contratou, ao se apoiar na modalidade do trabalho temporário para repor o quadro de funcionários e conseguir suprir a demanda do mercado”, explica Marcos.
As contratações por meio do trabalho temporário seguirão em alta em 2021, segundo a Asserttem. “A pandemia da Covid-19 ainda traz insegurança às empresas, que devem se apoiar na modalidade para garantir maior flexibilidade de gestão e conseguir se manter no mercado”, pontua o presidente da Associação. Segundo ele, as empresas buscam opções formais para contratar trabalhadores, preservando os direitos, mas com fôlego suficiente para acompanhar a oscilação da economia. 

Setores de destaque
Em Ribeirão Preto, segundo os dados do Ministério da Economia, a indústria foi o setor que acumulou o melhor saldo de geração de vagas ao longo do ano de 2020, até novembro. Mesmo com o impacto do primeiro semestre, o setor gerou 841 vagas. Construção civil e agronegócio também conseguiram resultados positivos ao longo de todo ano no município e na região.
A LongPing High-Tech, multinacional com atuação no agronegócio, especificamente no mercado de sementes, começou 2021 com um processo seletivo de 50 vagas na região de Ribeirão Preto para os cargos de ajudante de produção, auxiliar de laboratório, auxiliar de pesquisa de campo e operador de empilhadeira. Todos para trabalhadores temporários, chamados safristas, que residem na região de Jardinópolis e irão atuar nesta unidade durante o período de safra. “A LongPing High-Tech, que está à frente de uma atividade considerada essencial que é a cadeia de abastecimento de alimentos, manteve o ritmo de expansão e ainda abriu vagas em 2020, e agora neste início de 2021, para suportar a demanda de mercado. Em um período da história recente global tão desafiador, a empresa não mediu esforços para reforçar todos os seus protocolos de saúde e segurança, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias, para zelar pela integridade de suas equipes e das comunidades onde está inserida, e compromissada em não haver qualquer prejuízo ao abastecimento local e global de alimentos”, declara a empresa, que chegou ao Brasil em 2017 e tem sede em Cravinhos, além de uma unidade em Jardinópolis.
Para 2021, a LongPing High-Tech enxerga que perspectivas para o agronegócio brasileiro seguem positivas, porém a pandemia ainda é um grande desafio a todos. “Requer um olhar atento e prudente tanto do ponto de vista de saúde, quanto econômico. Dentro de uma atuação responsável e compromissada com a cadeia de valor do agronegócio brasileiro, a empresa está empenhada em avançar de maneira sólida, com sustentabilidade de seus negócios e olhar de longo prazo”, conclui a nota da multinacional, que conta com cerca de 600 colaboradores fixos, além de safristas.

Boas perspectivas

Profundamente afetado pelas fases mais restritivas do Plano São Paulo em meados de 2020, com o fechamento de 4.511 postos de trabalho em Ribeirão Preto no primeiro semestre do ano, o setor de serviços tem mostrado reação com a retomada gradual da economia. Os dados do Ministério da Economia mostram que, de julho a novembro de 2020, 3.560 vagas já haviam sido recuperadas na cidade — tendência que deve seguir nos primeiros meses deste ano.Muito dessa reação se deve ao setor de alimentação, que conseguiu se adaptar com os serviços de delivery e o atendimento presencial conforme as normas de segurança sanitária. A rede Outback, que possuía um restaurante na cidade, abriu mais uma unidade em 2020, no Shopping Iguatemi, e prepara a inauguração de um terceiro restaurante, no ShoppingSantaÚrsula. Para os novos empreendimentos, 140 vagas de emprego foram geradas na cidade.
O estudante de medicina veterinária Stéfano Augusto de Sousa Guimarães, 29 anos, foi um dos novos contratados pela rede em Ribeirão Preto. Ele, que antes atuava como bartender em uma empresa de eventos, ficou parado durante a fase mais crítica da pandemia em 2020. O auxílio emergencial ajudou durante essa fase, mas a volta ao mercado foi essencial para ele concluir os estudos e trazer mais estabilidade à família. “Fico muito grato e privilegiado por conquistar uma vaga neste momento”, comemora.' 

Para se preparar

Quem busca conquistar uma vaga no mercado nessa fase da economia deve estar ainda mais preparado para a corrida em busca da colocação profissional. A especialista Luana Matos, diretora de recursos humanos da divisão Brasil da Arcos Dorados, franquia independente do McDonald's, ressalta que é preciso desenvolver o autoconhecimento para ter clareza sobre o caminho profissional. 

Trabalhar o currículo — que deve ser claro, fácil de ler e com todas as realizações relevantes da profissional — e se preparar para entrevistas, principalmente as que são feitas on-line, é essencial, assim como manter comportamentos que sempre são valorizados. “A sinceridade é muito importante em uma entrevista. E se você não tem ainda muita bagagem profissional, demonstre a disposição de quem está começando. As empresas valorizam muito um candidato com boa atitude, alinhado aos seus valores, com mentalidade de crescimento e com perfil inovador e proativo”, aconselha.