Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

18/05/2022
COMPARTILHE

635 mil vagas temporárias ajuda quem está na crise

Cerca de 22% dos trabalhadores podem ser efetivados
Por Annandra Lís  - Tribuna da Bahia - Salvador | https://www.trbn.com.br/materia/I60997/emprego-temporario-ajuda-quem-ta-na-crise

Com altas taxas de desemprego e incertezas, muitos baianos buscam entrar no mercado de trabalho, seja de forma fixa ou temporária. Para animar quem busca uma recolocação, a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), anuncia que o segundo trimestre do ano (abril, maio, junho) terá 635 mil novas vagas de empregos temporários em todo país. Os setores com mais oportunidades são os da Indústria, Agronegócio e Serviços à Pessoa Física. Cerca de 22% destas vagas poderão ser convertidas em trabalho fixo.

Durante a pandemia, houve uma maior demanda por trabalhos temporários. As incertezas geradas pela crise sanitária e econômica afetaram a forma de contratação. Mesmo com uma melhora do quadro sanitário, para este ano, a Associação Brasileira de Trabalho Temporário prevê um aumento de 15% nas contratações temporárias nos meses de abril, maio e junho em relação ao mesmo período de 2021.

“Esperamos abrir cerca de 635 mil vagas temporárias neste segundo trimestre”, afirma Marcos de Abreu, presidente da Asserttem. “Além disso, em nosso radar, consta uma nova repetição do que aconteceu em 2020, com o terceiro trimestre puxando as contratações do ano, com destaque para os setores da Indústria, do Agronegócio e Serviços à pessoa física”, completa.

De acordo com a Associação, a partir de agora, as contratações temporárias devem acontecer de forma mais harmônica, com prazos mais longos, acima de 90 dias. Com a possibilidade de cerca de 22% destas contratações se tornarem empregos fixos.

William Almeida, 25 anos, relata que diante das dificuldades para comprar itens básicos da dispensa, um trabalho provisório seria de grande ajuda, mesmo que por poucos meses. "É melhor que nada, né? Ainda mais com a possibilidade de se tornar um funcionário fixo. Isso já aumenta nossa esperança para poder prosseguir e passar por esse momento difícil. Ficar sem dinheiro para comprar um pão e um café faz falta. Imagina ter que custear frutas, produtos de limpeza, transporte, entre outras coisas. Então, sim, iria correr atrás da vaga como se fosse um emprego fixo." Comenta.

Pedro Alberto, universitário de 32 anos, declara que está buscando emprego há algum tempo. Segundo ele, os auxílios da universidade puderam mantê-lo até agora, mas com o fim do benefício precisa conseguir alguma renda extra. "Emprego é sempre bem-vindo, eu acredito que existem vantagens e desvantagens em relação ao emprego temporário. A vantagem é que, as pessoas podem se  organizar para receber uma grana naquele período e a desvantagem é que às vezes, por ser temporário, pode aparecer em um momento que a pessoa não tenha disponibilidade devido a outras demandas”, diz, Pedro Alberto.

Para obter êxito na entrevista de emprego, a Asserttem recomenda que os candidatos mostrem o que podem oferecer para a empresa. "Uma dica é que o profissional entenda quais são as suas habilidades e busque uma empresa alinhada ao seu perfil, já que os contratantes buscam pessoas com disponibilidade e engajamento para o trabalho, dedicadas e com vontade de aprender."

Para acessar as vagas, os trabalhadores devem procurar por agências oficiais de trabalho temporário registradas no Ministério da Economia, que podem ser localizadas pelo site da Asserttem. Perguntados sobre o número de vagas na Bahia, a Associação esclarece que não possui recortes, apenas dados nacionais.