Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

16/11/2021
COMPARTILHE

Vagas temporárias de trabalho no fim de ano crescem 20% em relação a 2020 no país e geram esperança de efetivação

Só uma empresa que faz intermediação de temporários tem 7 mil vagas abertas no estado de SP, a maioria delas para o comércio. Capital paulista deve ter pelo menos 1,5 mil vagas até dezembro.

Por Elaine Blast e Guilbet Reino, SP2 | https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/11/11/vagas-temporarias-de-trabalho-no-fim-de-ano-crescem-20percent-em-relacao-a-2021-no-pais-e-geram-esperanca-de-efetivacao.ghtml


A rede Atacarejo abriu pelo menos 800 vagas de temporário para o fim de ano em todo o estado. Só na capital paulista são, pelo menos, 530 vagas abertas em outubro para diversos postos, como operador de caixa, repositor de mercadorias, empacotador, dentre outros. Se incluídas as lojas de rua, dos shoppings e o site, o número de vagas temporárias na cidade deve superar a marca de 1.500 no período, a maioria com chances de efetivação.

A Associação Brasileira de Trabalho temporário confirma a tendência de aumento das contratações, em especial devido à Black Friday e o Natal, com aumento de 20% das vagas temporárias em relação a 2020.

A operadora de caixa Thatyane Sousa Santos ficou desempregada na pandemia e, durante quase um ano, ficou à procura de novas oportunidades. Em março de 2021, conseguiu uma vaga temporária e, pouco tempo depois, foi efetivada.

"Surgiu essa oportunidade, e eu abracei com todo o meu coração porque eu estava precisando, e você sabe muito bem que nesse período a gente passou por muita dificuldade. E o mercado é o único que está dando mais oportunidades pras pessoas, abriu as portas pras pessoas que estão precisando trabalhar. Eu abracei com muito prazer essa oportunidade", conta ela.

Nas lojas físicas de varejo também é visível o aumento das contratações de fim de ano, com busca em aumento das vendas. Vários setores de produção e de serviços exigem mais profissionais para dar conta da demanda deste período.

A área de logística, por exemplo, responsável por fazer o produto chegar até o cliente, precisa de reforço de mão de obra nesta época. Só em um centro de distribuição de uma rede de lojas de roupas, 200 pessoas devem ser contratadas na cidade de São Paulo entre novembro e dezembro.

"Quando a gente fala de gerar emprego, é um período muito bom, as vagas inicialmente são temporárias, mas hoje todas tem possibilidade de efetivação, de acordo com a nossa expansão, com o nosso crescimento, novas lojas. Então, tem uma possibilidade grande, uma oportunidade para as pessoas principalmente nesse período", afirma a diretora de recursos humanos de uma loja, Fernanda Campos.

Uma empresa que faz intermediação de temporários tem 7 mil vagas abertas no estado, a maioria delas para o comércio.

"Como essas empresas, as grandes varejistas, elas reduziram, enxugaram o quadro no ano passado. Essas vagas são abertas, mas como não se tem certeza de como o mercado vai funcionar nos próximos meses, você traz esse profissional ainda como temporário. Se ele performar e se funcionar, se a demanda continuar, você efetiva essa pessoa", afirma a diretora de recursos humanos da empresa, Gabriela Mative.

Para se efetivar no cargo, segundo ela, é necessário "ter muita energia", "ser protagonista, servir, gostar de atender o cliente, principalmente o atendimento e o cuidado ao nosso cliente", explica Gabriela.