Notícias
assertem

Fique por dentro das últimas notícias.

04/06/2020
COMPARTILHE

Trabalho Temporário possibilita renda formal durante a pandemia



Trabalho/Emprego by Mirian Gasparin - 4 de junho de 20200

O regime de trabalho temporário está representando uma possibilidade de geração de renda formal para diversos profissionais, mesmo no cenário provocado pela pandemia da Covid-19. 

O soldador Luiz Felipe Mendes de Souza, de Colombo, no Paraná, retornou ao mercado de trabalho formal, por meio da contratação de uma vaga temporária, após permanecer por cinco anos atuando na informalidade. 

O profissional, que foi contratado para atuar em uma empresa de metalurgia, afirma que existe muita dificuldade em conseguir uma recolocação no mercado e que os serviços também reduziram para quem atua na informalidade.

“Eu tenho cinco anos de carteira assinada como soldador e realizo tarefas de metalurgia como cortar, lixar e ajustar, mas o período de pandemia também reduziu o serviço na informalidade. Essa oportunidade está me ajudando muito”, diz Souza. 

Oportunidade de trabalho e renda 

Diante da situação de instabilidade econômica, as empresas estão adotando o regime como uma alternativa viável durante o processo de recuperação e estão disponibilizando vagas em diversos setores, o que vem contribuindo com a geração de trabalho formal. 

Esse movimento demonstra a tendência identificada por um levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que identificou um aumento de 16% no volume de vagas de trabalho temporário, totalizando 1,48 milhões de vagas geradas em 2019. 

Fatores do crescimento 

De acordo com o presidente da Asserttem, Marcos de Abreu (foto), um dos fatores para esse crescimento é o reflexo da regulamentação do trabalho temporário, ocorrido há 7 meses com a publicação do decreto 10.060/2019. 

“Conforme a pandemia foi avançando, o desemprego também aumentou. Assim, o trabalho temporário representa uma solução rápida, barata e flexível para combater o desemprego, principalmente, por meio do respeito ao decreto do trabalho temporário. Com a falta de vagas, a economia vai se adoecendo e pode chegar a uma situação difícil de ser recuperada. Assim, as agências de trabalho temporário fazem parte do sistema de geração de trabalho formal”, afirma Abreu.